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quarta-feira, 7 de março de 2012

EXERCÍCIOS TERMOS DA ORAÇÃO


Assunto: Termos da oração
1ª Classifique os sujeitos das orações:
a)      Estive em Roma ___________________________
b)      Havia três maçãs naquela cesta_____________________
c)       O presidente e seus ministros não se entendem______________________
d)      Encontraram- na caída _______________________________________

2ª Marque:
VI –Verbo Intransitivo                    VTI- Verbo Transitivo Indireto
VTD- Verbo Transitivo Direto       VTDI - Verbo Transitivo Direto e Indireto
a) (      ) os meninos desconheciam o lugar
b) (      ) Magnogilda chegou bem cedo
c) (      ) Não acreditaram em você
d) (      ) Doarei meus livros à biblioteca
3ª Indique as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais:
a)      Ele fez o trabalho com calma  _____________________________________­
b)      Expulsou os garotos da sala _______________________________________
c)       Segunda- feira haverá um jogo importante____________________________
d)      Katiliana morreu de tuberculose ____________________________________
                                                                      
4º Em que oração não há agente da passiva?
a)      O garoto foi salvo pelos bombeiros
b)      O artilheiro fez o gol com categoria
c)       O exercício foi resolvido pelo aluno
d)      A cidade foi invadida pelo mar

5ª Qual a oração sem sujeito?
a)      Falaram mal de você
b)      Ninguém se apresentou
c)       A noite estava agradável
d)      Haverá um campeonato

6ª No período “Ribaleusa desejava um novo namorado”, o verbo da oração é:
a)      Verbo intransitivo
b)      Verbo Transitivo Direto
c)       Verbo Transitivo Indireto
d)      Verbo Transitivo Direto Indireto


7ª Os termos destacados nas frases abaixo funcionam como objeto indireto em:
a)      Ninguém queria seus pertences
b)      Tenho certeza  da vitória
c)       Todos aceitaram  a sua proposta
d)      Duvidamos de suas opiniões

8ª “O professor entrou apressado” . O termo destacado indica:
a)      predicado verbal
b)      predicado nominal
c)       predicado verbo- nominal
d)      adjunto adverbial

9ª “O aluno preparou- se para o exame”. O adjunto adverbial expressa circusntância de:
a)      causa
b)      finalidade
c)       tempo
d)      modo

10ª  Assinale a alternativa em que o termo destacado está incorretamente classificado:
a)      A cidade foi cercada por marginais (agente da passiva)
b)      Saíram com amigos (adjunto adverbial de companhia)
c)       Joanvislãndia estava magnífica (predicativo do sujeito)
d)      Mariliandro gosta de chocolates ( objeto direto)
11ª A ponte a alternativa em que o núcleo do sujeito foi destacado incorretamente:
a)      As noites de lua cheia parecem eternas
b)      A lâmpada da cozinha queimou
c)       Os grandes copos de cristal estão sobre a mesa
d)      Infelizmente as contas estão atrasadas
12ª Aponte a única alternativa cuja oração não tem sujeito:
a)      Conversaram muito na noite passada
b)      São seis horas da tarde
c)       Na noite passada soubemos do acidente
d)      Arrancaram as flores do jardim
13ª Assinale a alternativa em que o termo destacado não é OBJETO INDIRETO:
a)      Não duvidamos de sua honra
b)      Falaram muito sobre o assunto
c)       O salva- vidas socorreu aquela moça
d)      O jovem necessita de um emprego
14ªAssinale a alternativa que NÃO apresenta um predicado verbal:
a)      Ninguém bateu palmas no portão
b)      Meu pai ficou uma fera com a brincadeira
c)       O vírus da AIDS ataca sem piedade
d)      O caipira chupava laranja no terreiro
15ª Assinale a alternativa em que não aparece o agente da passiva:
a)      Os operários passaram pela ponte alegremente
b)      Muitas árvores foram derrubadas pelos homens
c)       Os rios são poluídos pelas fábricas
d)      O trabalho foi feito por um grupo de alunos
16ª Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO é objeto direto:
a)      O lavrador cultivou a nossa terra
b)      Todos participarão dos jogos
c)       O comerciante contava todo o dinheiro
d)      Escutamos aquela gritaria
17ª Classifique os termos em destaques, conforme os códigos:
A – Aposto
V - Vocativo
a) (      ) Mamãe, o padeiro chegou!
b) (      ) Manoel, o padeiro, aposentou- se

18ª Separe o vocativo da oração abaixo por meio de vírgulas:
“ Traga- me um pente Renato”

19ª Classifique o sujeito das orações abaixo:
a)      Há muitas pessoas na sala
__________________________________________________________________
b)      Fomos à lanchonete
__________________________________________________________________

20ª Classifique os predicados das orações abaixo:
a)      Nossas máquinas eram novas
__________________________________________________________________
b)      Luciana já chegou em casa
__________________________________________________________________


terça-feira, 6 de março de 2012

VARIANTES LINGUÍSTICAS


ATIVIDADES – VARIANTES LINGUÍSTICAS

1. Assinale  a  alternativa  que  traz  exemplo  de  variedade linguística  que exemplifique variação de estilo (ou seja, diafásica, ou de registro).
 A)  É  urgente  que  os  gringos  se  comprometam  a manter  o  aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis de 1990.
B)  Estudos  revelam  que  Barack Obama  fez mais  pelo meio  ambiente  do que os governos americanos anteriores nos últimos 30 anos.
C)  Japão e  Itália  liberam pouca quantidade de gases do efeito estufa, mas  carecem de uma política climática para alcançar as metas  fixadas pela ONU.
D)  Os  Estados  Unidos  mantêm  o  maior  nível  de emissão  per  capita  de poluentes no mundo todo.

2. Assinale a alternativa que  contém uma  informação FALSA em  relação ao fenômeno da variação linguística.
 A)  A variação  linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
B)  A variedade linguística usada num texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.
C)  As  variedades  que  se  diferenciam  da  variedade considerada  padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
D)  As  línguas  são  heterogêneas  e  variáveis  e,  por  isso, os  falantes apresentam  variações  na  sua  forma  de expressão,  provenientes  de diferentes fatores.

3. Leia o texto abaixo para responder as duas primeiras questões.
À pampa, truta?
A gíria é o elemento mais intercambiável entre as tribos. Ela se dissemina rapidamente e acaba se incorporando ao vocabulário de todas elas.
                                                                           (Revista Ana Maria, 22 de maio 2005, p. 36) A partir do texto apresentado, assinale o que for correto.
(    ) As gírias são expressões que marcam a língua coloquial, ou seja, é uma variante mais espontânea, utilizada nas relações informais entre os falantes.
(    ) O emprego intensivo de gírias entre os falantes faz com que essa variedade lingüística se propague rapidamente.
(    ) O autor do texto expõe sobre um processo lingüístico que sofre influência de inúmeros fatores entre eles: a relação entre falantes e ouvintes.
(    ) “À pampa, truta” são expressões resultantes de variação lingüística, empregadas entre falantes, marcadas por uma época e o grupo social de que fazem parte.
(   ) O vocábulo “tribos” está empregado em um sentido denotativo, isto é, real.

4. (…) Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vaivem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar — é todos contra os acasos.
Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim dá certo. Mas, se não  tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa nenhuma! Porque existe dor. E a vida do homem está presa, encantoada — erra rumo, dá em aleijões como esses, dos meninos sem pernas e braços. (…)
(Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas.)
Uma das principais características da obra de Guimarães Rosa é sua linguagem artificiosamente inventada, barroca até certo ponto, mas instrumento  adequado para sua narração, na qual o sertão acaba universalizado.

 a) Transcreva um trecho do texto apresentado, onde esse tipo de “invenção” ocorre.


b)  Transcreva um trecho em que a sintaxe utilizada por Rosa configura uma variação lingüística que contraria o registro prescrito pela língua padrão.


5.  Assinale  a  opção  que  identifica  a  variação  lingüística presente nos textos abaixo.
Assaltante Nordestino
 –Ei, bichin…  Isso é um assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim  se não  enfio  a  peixeira  no  teu  bucho  e boto  teu  fato  pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…

  Assaltante Baiano
 – Ô meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa). Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai
passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus
documentos na encruzilhada…

Assaltante Paulista
   Orra, meu…  Isso  é  um  assalto, meu…  Alevanta  os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda  preciso  pegar  a  bilheteria  aberta  pra comprar  o
ingresso  do  jogo  do  Corinthians,  meu…  Pó,  se  manda, meu…

(A)  variação social
(B)  variação regional
(C)  variação cultural
(D)  variação histórica
(E)  variação padrão

6.  O  uso  da  linguagem  nos  quadros abaixo  sofre variação lingüística.
 blog




(A)  regional

(B)  literária
(C)  grupal técnica
(D)  padrão
(E)  social

Leia o texto para responder às questões 7, 8, 9 e 10.
Jogadores de  futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por  exemplo,  você  pode  imaginar  um  jogador  de  futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não? 
 Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera. 
 Minha  saudação aos  aficionados  do  clube e os demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. 
 Como é? 
 Aí, galera. 
 Quais são as instruções do técnico? 
  Nosso  treinador  vaticinou  que,  com  um  trabalho  de 
contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de 
preparação, aumentam as probabilidades de,  recuperado o 
esférico,  concatenarmos  um  contragolpe  agudo  com 
parcimônia de meios e extrema  objetividade,  valendo­nos 
da  desestruturação  momentânea  do  sistema  oposto, 
surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação. 
 Ahn? 
  É  pra  dividir  no meio  e  ir  pra  cima  pra  pegá  eles  sem calça. 
 Certo. Você quer dizer mais alguma coisa? 
 Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal,  talvez mesmo  previsível  e  piegas,  a  uma  pessoa  à 
qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas? 
 Pode. 
 Uma saudação para a minha progenitora. 
 Como é? 
 Alô, mamãe! 
 Estou vendo que você é um, um… 
  Um  jogador  que  confunde  o  entrevistador,  pois  não 
corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo 
primitivo  com  dificuldade  de  expressão  e  assim  sabota  a 
estereotipação. 
 Estereoquê? 
 Um chato? 
 Isso. 
Luís Fernando Veríssimo (In: Cor reio Brasiliense, 13/05/1998) 

7. O  texto  retrata  duas  situações  relacionadas  que, fogem à expectativa do público: 
a.  A  saudação do  jogador  aos  fãs  do  clube,  no início  das  entrevistas  e  saudação  final 
dirigida à sua mãe. 
b.  A  linguagem  muito  formal  do  jogador, inadequada  à  situação  da  entrevista  e  um 
jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. 
c.  O  uso  da  expressão  “galera”  por  parte  do entrevistador  e  da  expressão  “progenitora”, 
por parte do jogador. 
d.  O  desconhecimento,  por  parte  do entrevistador,  da  palavra  “estereotipação”,  e 
a fala do jogador em “é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça”. 
e.  O  fato  de  os  jogadores  de  futebol  serem vítimas  de  estereotipação  e  o  jogador 
entrevistado não corresponder ao estereótipo. 

8. A  expressão  “pegá  eles  sem  calça”  pode  ser substituída  sem  comprometimento  de  sentido,  em língua culta, formal, por: 
a.  Pegá­los na mentira. 
b.  Pegá­los desprevenidos. 
c.  Pegá­los em flagrante. 
d.  Pegá­los rapidamente. 
e.  Pegá­los momentaneamente. 

9. O texto mostra uma situação em que a linguagem usada éinadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa também uma inadequação da linguagem usada ao contexto:
a) “o carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito” - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando  
b) “E aí, ô meu! Como vai essa força?” - um jovem que fala para um amigo.  
c) “Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação” - alguém comenta em uma reunião de trabalho.
d) “Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa” - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
e) “Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros” - um professor universitário em um congresso internacional.

10. Analise as seguintes asserções a respeito do texto “Aí, galera”

I.                   O  efeito  cômico  do  texto  deriva do  contraste entre  a  idéia  preconcebida  do entrevistador sobre um jogador de futebol e as características do jogador entrevistado. 
II.                O  cronista  satiriza  a  classe de jogadores, uma vez  que,  para  ele,  nenhum jogador  apresenta domínio  da  variante  padrão da  língua portuguesa em entrevistas.
III.             O  termo  “inclusive”, sublinhado no texto,  indica que  as  ligações  entre  o  jogador  e a mãe  dele não  são  apenas  sangüíneas. Sentido este que seria  perdido,  caso  o  termo  fosse substituído por “preponderantemente”.     

Estão corretas apenas as afirmativas
(a)  II e III.
(b)  I e III.
(c)  I e II.
(d)  I, II e III.
(e)  I.R.

11. Infelizmente,  em  nossas  relações  sociais,  a estereotipação ganha contornos bem menos  leves e divertidos do que no inteligente texto de Veríssimo.  Embora sejam  considerados  como  oriundos da  sabedoria popular,  os  provérbios  expressam  um conjunto  de valores  que,  por  vezes,  é preconceituoso. Leia os provérbios  abaixo  e  assinale  a alternativa  em  que  tanto o  termo  sublinhado remete  a  um  antecedente  como   um preconceito implícito.
(a)  “Gaúcho  que  é  gaúcho  não  come  mel;  masca abelha”.
(b)  “Negro  que  furta  é  ladrão;  branco  que  furta  é barão”.
(c)  “Da laranja e da mulher, o que ela der”.
(d)  Mais  vale  rico  e  com  saúde  que  pobre  e doente”.
(e)  Quando  a  bolsa  está  magra,  aceitam-se  as mulheres gordas”.
(f)   I.R.

12. Leia o texto  a seguir  para responder  a questão. 
Você  pode  dar  um  rolê  de  bike,  lapidar  o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata 
pra surfar. 
Considerando­-se  a  variedade  lingüística  que  se pretendeu  reproduzir  nessa  frase,  é  correto  afirmar 
que a expressão proveniente de variedade diversa é: 
a.  “dar um rolê de bike”. 
b.  “lapidar o estilo”. 
c.  “a bordo de um skate” 
d.  “curtir o sol tropical”. 
e.  “levar sua gata pra surfar”. 

13. As manchetes  a  seguir  foram  publicadas  em  jornais diferentes,  mas  referem-­se  a  um  mesmo  fato:  a falsificação de remédios. 
Observe: 
I.  “Câmara  torna  fraude  de  remédio  crime hediondo”. 
II.  “Falsificação  de  remédios  será  crime hediondo”. 
III.  “Agora é pena pesada”. 
Percebe­-se que há uma diferença entre a qualidade da linguagem  utilizada  pelos  dois  primeiros  jornais  e pelo último. Essa situação é provocada pelo seguinte fato: 
a.  Os  jornais  I  e  II  têm  redatores  de  alto   gabarito profissional,  que não  se preocupam 
se seu público entende a linguagem formal. 
b.  O  jornal  III  dirige­se  a  um  público  mais formal e erudito. 
c.  O  jornal III  tem redatores menos experientes no uso da linguagem formal e erudita. 
d.  Os  jornais  II  e  III  dirigem­se  a  um  público menos  exigente  e,  por  isso,  utilizam  a 
linguagem informal e não erudita. 
e.  O  jornal  III  usa  uma  linguagem  menos formal,  para  atingir  um  público  mais informal e menos erudito. 

14. Embora haja em nossa sociedade  toda uma atitude  que rechace  o  preconceito,  ele  ainda  está presente,  de  forma subjacente  ou  explícita,  em muitas de nossas práticas sociais. 
Observe  o  sentido  da  palavra  “preconceito”, de  acordo com  o  dicionário  Houaiss  em  formato eletrônico.
 Datação
1817-1819 cf. EliComp
Acepções
■ substantivo masculino 
1  opinião  ou  sentimento,  quer  favorável  quer desfavorável, concebido sem exame crítico. 1.1 opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão. 2  sentimento  ou parecer  insensato,  esp.  de  natureza hostil,  assumido  em conseqüência  da  generalização apressada  de  uma experiência  pessoal  ou  imposta  pelo meio; intolerância Obs.: cf. estereótipo (’padrão fixo’, ‘idéia ou convicção’) . Ex.: <p. contra um grupo  religioso, nacional ou  racial> <p. racial>  3 conjunto de tais atitudes 
Ex.: combater o p.  (…)

Locuções p. lingüístico 
Rubrica: lingüística. qualquer  crença  sem  fundamento científico  acerca  das línguas e de seus usuários, como, p.ex., a crença de que existem línguas desenvolvidas e línguas primitivas, ou de que só a língua das classes cultas possui gramática, ou de que  os  povos  indígenas  da África  e  da  América  não possuem línguas, apenas dialetos

Etimologia
pre- + conceito; ver 1cap-

Sinônimos
antepaixão,  cisma,  implicância,  prejuízo,  prejulgamento, prenoção,  xenofobia,  xenofobismo;  ver  tb.  sinonímia  de repulsão http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?ver…

Baseando-se  no  dicionário,  assinale  a alternativa correta.
(a)  A  palavra  “preconceito”  tem  um  sentido  sempre negativo  ao  contrário  de  seu  sinônimo “discriminação”, o  qual  pode  não  apresentar essa pejoração,  como em:  “a nota  fiscal  fazia a discriminação  de  todas  as mercadorias que  ele comprou”.     
(b)  A  idéia  de  que  um  idioma  como  o  inglês  tenha um sistema  mais  evoluído  do  que  o  de  uma língua  indígena é  um  exemplo  de  preconceito avalizado pela ciência lingüística.
(c)  Os sinônimos são palavras de sentido  igual que podem ser  cambiadas  entre  si  sem  prejuízo  de sentido  em quaisquer  contextos,  conforme notamos na relação dada pelo dicionário.
(d)  Na  frase  “ele  adora  aqueles  queijos    porque são uruguaios”,  segundo  o  dicionário,  está definido  um preconceito  sobre  esse  produto  do país platino.
(e)  O  preconceito  revela  apenas  um  juízo  de  valor formado  a  priori,  sendo menos  grave  do  que  a discriminação, uma vez que discriminar abrange um ato hostil.
(f)   I.R.


15. Na tira a seguir, o personagem da esquerda está indignado com o fato de a filha dele estar
namorando um homem bem mais velho do que ela. 
blog-2 
a) A fala do namorado confirma ou contradiz a hipótese do pai da jovem? Justifique. 
  
b) A que tipo de variação linguística o autor da tirinha recorre para criar o humor? 

 As questões 16 e 17 referem-se ao texto a seguir: 

Vício na fala
 Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pio
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado

E vão construindo telhados. (Oswald de Andrade. Obras Completas)  

16. A que tipo de variação linguística o autor faz referência no poema? Por quê? 


17. O autor está criticando as pessoas a quem ele se refere ou revela respeito em relação a elas?
Justifique. 

18. São várias as diferenças lingüísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus  falantes. Como exemplo disso, podem-se verifcar as variantes  lingüísticas  para  as  palavras  “tangerina” e “mandioca”. Considerando essas  informações acerca das variações lingüísticas da língua portuguesa, assinale a opção correta.
(A)  As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira.
(B)  São corretas apenas as formas mandioca e  tangerina, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta.
(C)  O uso da palavra macaxeira não é correto, pois  faz parte da língua indígena do nordeste do País.
(d)  quando um  falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca,  demonstra  pertencer  a  uma  classe social baixa.
(e)  Os brasileiros falam o Português mais corretamente na região Sul do que na região Nordeste.

19. Texto:
Que boa idéia
Empresa americana usa jatos
Que só têm primeira classe
Uma pequena companhia aérea americana abriu as portas no mês passado com uma
novidade que está despertando a curiosidade dos passageiros e intrigando as empresas concorrentes.
Na nova empresa, Legend Airlines, com sede em Dallas, os aviões só têm primeira classe. Todos os passageiros que embarcam em seus vôos viajam em poltronas de couro de 75 centímetros de largura, tomam champanhe francês a bordo e assistem à TV por assinatura em monitores individuais. Tudo pela tarifa econômica. (…)
Num mercado em que as companhias estão na pindaíba no mundo todo, a experiência da
Legend Airlines vem sendo acompanhada com lupa, pois pode apontar um caminho de sobrevivência para o setor (…)
Veja. 10 de maio de 2000
Considerando a variedade lingüística que prevalece no texto, é correto afirmar que a expressão proveniente de variedade diversa é:
a. “a bordo”
b. “champanhe francês”
c. “assistem à TV”
d. “estão na pindaíba”
e. “Tudo pela tarifa econômica”

20. “Considerando a enorme e inegável importância que a escrita tem nos povos e civilizações ‘letradas’, continuamos, povos orais”. A partir deste entendimento assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa: A oralidade…
A) nunca desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa.
B) enquanto prática social é inerente ao ser humano e não será substituída por nenhuma outra tecnologia.
C) será sempre a porta da iniciação à racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos.
D) deve ser trabalhada pela escola, mostrando as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades lingüísticas, a fala e a escrita.
E) elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais.